Como a Garín potencializa startups através da conexão entre elas

Ao ajudar em uma rede de startups que contribuem entre si, a Garín aumenta a chance de sucesso de cada uma delas. Saiba mais.

29/03/2019

Quando uma ideia se materializa em uma startup, a nova empresa precisa buscar como viabilizar o seu negócio da melhor maneira. Experiente no ecossistema de startups, a Garín entende que, muitas vezes, parte de uma solução de uma produto ou serviço inovador pode estar na startup vizinha.

Gadiel Morantes, do site Business 2 Community, explica a importância de se criar esse ecossistema de startups. “Se uma empresa tem uma solução eficaz para um desafio comum, repassá-la beneficia imensamente outras empresas; por sua vez, a confiança é formada e as conexões crescem ainda mais fortes”, diz.

Morantes lembra que, com tanta concorrência, estabelecer conexões e achar empresas que se completam é importante também para reavaliar o projeto como um todo. “Com tantas empresas começando a cada ano, há toneladas de novas ideias para competir. Cada startup precisa de um produto que atenda efetivamente às necessidades exclusivas de sua base de clientes. Ao conectar, compartilhar e discutir produtos, as startups podem avaliar melhor se seus produtos são exclusivos o suficiente para se destacar”, completa.

Em contato com dezenas de startups dos mais variados segmentos, a Garín tem uma rede de novas empresas que podem se ajudar e muitas vezes colabora para construir essas conexões — tudo visando o crescimento desses serviços. Para os investidores, uma startup com boas jovens empresas ao redor é uma startup com mais chance de trazer um retorno financeiro.

Para alcançar parceiras comerciais valiosas, a Garín trabalha ativamente lado a lado com os founders da startups. Os principais objetivos nessas parcerias estão ligados às mais valiosas métricas de crescimento:

 

  • Incremento na atividade de vendas

Vender, vender e vender. Seja na hora de validar ou escalar, uma startup tem metas de vendas que precisam ser batidas para garantir o crescimento da empresa ou até mesmo para apresentar para o board de investidores. Parcerias comerciais estratégicas podem afetar diretamente o time de vendas de uma startup, garantindo mais clientes e ajudando a garantir o futuro da empresa.

 

  • Redução no custo de aquisição de clientes

B2B, MVP, VTVC, CAC…Entre tantas siglas, essa última é uma das mais importantes para uma startup, pois representa o custo de aquisição de clientes, número essencial para uma jovem empresa.

De maneira objetiva, o CAC define quanta receita é necessária para adquirir um cliente. Ele é calculado pela divisão do total gasto com o MA (marketing de aquisição) pelo total de CA (clientes adquiridos). A tão importante métrica pode ser reduzida com parcerias estratégicas com outras startups — seja com soluções, conhecimentos ou até mesmo uma troca de base de usuários.

 

  • Disseminação de conhecimentos específicos e melhores práticas

Imagine uma startup B2B voltada à médicos, enfermeiros e outros profissionais da medicina em que usuários precisam pagar um valor mensal para utilizar a plataforma. Tendo um experiente background no campo médico, os fundadores tem um invejável know-how sobre o segmento em que atuam. Mas, mesmo com um amplo estudo de benchmark, há lacunas que devem ser preenchidas na parte financeira. O conhecimento de uma startup de fintech voltada para sistemas de pagamento online pode trazer uma interessante solução para à empresa de medicina.

Além de conhecimentos específicos, a troca de informações entre startups pode render frutos relacionados a melhores práticas. Nesse contexto entra todo tipo de atuação que faz parte de uma nova empresa: melhores fornecedores, melhores práticas de contratação, melhores estratégias de fluxo de caixa e assim por diante.

 

Entendendo a rede de startups da Garín

Com um rol de serviços que vão do fundo multimercado ao mais novo serviço de venture capital com blockchain, a Garín sempre busca ir além de uma gestora de recursos. Nós queremos estar sempre à frente do mercado quando o assunto é inovação e tecnologia. Por isso, criamos uma rede de startups de vários segmentos — muitas delas que se complementam e podem acelerar o processo de crescimento das empresas.

A escolha minuciosa dessas startups é feita depois de uma análise profunda sobre todos os aspectos das empresas: qual é a solução que ela apresenta (e a necessidade dessa solução), quem são os fundadores e em que processo ela está (ideia, validação, escalar, etc). A ideia da Garín é fazer um panorama para o futuro da startup a curto, médio e longo prazo.

 

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